Árvore-do-pão – FRUTA PÃO

Artocarpus altilis, também conhecido pelos nomes científicos Artocarpus communisArtocarpus incisus, e conhecido popurlamente como fruta-pão, jaca-de-pobrerima e árvore-do-pão, é uma árvore frutífera, aparentada com a jaca(Artocarpus heterophyllus). É planta originária da Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia seu fruto é base alimentar para povos ilhéus da Polinésia (Oceano Pacífico). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios.

Árvores de crescimento rápido, atingindo em média 25 a 30 metros de altura, com copa mais ou menos frondosa. Suas folhas são grandes, variando de 40-75cm de comprimento e 25-45cm de largura. As flores masculinas (estaminadas) crescem dentro de uma espécie de clava flexível, de 20 a 30 centímetros de comprimento, de coloração amarelada, enquanto que as femininas (pistiladas), agrupam-se em inúmeras flores unicarpelares, envolvendo um receptáculo. Seu fruto é  globoso, de conformação e peso variável, podendo conter ou não sementes, razão pela qual existem duas variedades de fruta-pão: a apyrena, sem sementes, conhecida como “fruta-pão de massa”, e  a seminífera, com sementes, é a “fruta-pão de caroço”

A FRUTA-PÃO DE MASSA
O Artocarpus altilis  Apyrenaé mais conhecido por fruta-pão sem sementes, ou fruta-pão de massa, cujo fruto de forma globosa tem 15 a 20cm de diametro, atingindo de 1 a 3 kg de peso. Sua casca inicialmente é áspera, recoberta por placas poligonais, cada uma correspondendo a uma flor, tornando-se lisa e amarelecida ao amadurecer.

A polpa da fruta-pão de massa é vista com interesse por ser rica em carboidratos, água, vitamina B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro, tendo baixo teor de gorduras, ser aproveitada como fruta seca, fonte para extração de amido e de farinha granulada semelhante ao sagu. Em uso caseiro a polpa – quase madura – é utilizada assada, frita, transformada em purê ou cozida para ser consumida com manteiga, mel ou melaço. Cortadas em fatias finas e secas ao sol ou mesmo em fornos, a polpa é usada para bo preparo de farinhas, que misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a  polpa é aproveitada na fabricação de doces.

A FRUTA-PÃO DE CAROÇO


O Artocarpus altilis  Seninifera é a fruta-pão com semente, bastante semelhante à anterior, cuja diferenciação encontra-se no fruto, por apresentar na parte externa da casca, inúmeros “picos” e coloração verde-amarelada quando madura, cujo aspecto é muito semelhante ao da jaca. Contém um númeno variável de sementes bastante semelhantes com a castanha européia, podendo atingir de 50 a 60 por fruto. Convém ressaltar que as plantas de frutos com sementes apresentam um porte mais elevado e vigoroso que as sem sementes.
Sua polpa não tem valor alimentício, limitando-se sua importância ao consumo de sementes assadas, fervidas em água e sal ou torradas, como a castanha européia, com as quais se parecem em gosto, sabor e forma. São, também, bastante valiosas, por possibilitar a extração de uma farinha alimentícia bastante nutritiva. Em alguns Estados, as sementes são utilizadas no preparo de guisados ou ensopados, em substituição ao feijão. O gado por sua vez, consome facilmente suas folhas,
NOMES POPULARES DO FRUTA-PÃO
1. Para a variedade típica ou seminífera

Fruta-pão de caroço, fruta-pão de castanha (Brasil) – Arbre à pain chataigne, Foux arbre à pain (França) – Arepa-arepa (Filipinas) – Castanha del Malabar (Cuba) – Dug-Dug (Arquipélago Marianas) – Pana de pepita (Espanha)

2 – Para variedades sem semente




Fruta-pão de massa (Brasil) –  Arbre à pain igname (França)
Buen pan, Pan de Fruta (República Dominicana) – Fruta de pan (Panamá) – Mazapan (Honduras) –  Arbol de pan, Fruta de pan, Pan de pobre, Pan – de todo ano (Venezuela) – Rimas (Filipinas e várias ilhas dos mares do sul) – Pana, Panapen, Arbel deI pan (Espanha) – Breadfruit (EUA
PROPRIEDADES MEDICINAIS DA  FRUTA-PÃO



1 –  Raiz são antidiarréicas e seu cozimento é útil
 contra o reumatismo, beribéri e entorpecimento das pernas.
2 – Flores quando novas (frescas) são considera das emolientes e formam a base de uma conserva acidulada e comestível.
3 – Frutos reduzidos a pasta e bem quente, constituem-se num bom supurativo, principalmente para tratamento de tumores e furúnculos.
4 – Sementes são consideradas como um bom tônico para o estômago e rins. Postas em emulsão, são recomendadas para combateros corrimentos do aparelho genito-urinário.
5 – Látex é usado como cicatrizante e considerado eficaz contraferidas hérnias das crianças, quando aplicado com cinta própria.

APROVEITAMENTO DA ÁRVORE DA FRUTA-PÃO

1. Casca –  A maceração dos ramos novos ou do caule de plantas jovens possibilita a extração de fibras que são utilizadas  para confecção de cordas, esteiras etc.
2 – Madeira – É considerada resistente aos insetos e relativamente fácil de trabalhar, principalmente para forro, portas, marcenaria, certos instrumentos musicais etc. Considerada também madeira de boa qualidade para fabricação de carvão destinado à produção de pólvora.
3 – Látex – é utilizado pela viscosidade que serve, para captura de pássaros e, quando associado a qualquer fibra,emprega-se para calafetar barcos.


CURIOSIDADES A RESPEITO DA FRUTA-PÃO
Muitas histórias e lendas são contadas a respeito da fruta-pão. Há relatos de que a fruta fazia parte do cardápio de imperadores chineses, principes da India, Sultões da Persias. Fala-se que na Ilha de Lesbos, a poetisa Safo em reunião suas ninfetras comiam  fruta-pão com camarão antes de declamar seus versos, cantar e tocar lira. As Sacerdotisas do oráculo de Cumas, na Itália,e as do óráculo de Delfos, só se alimentavam de fruta-pão e mel sisvestres.Na India conta-se  que depois das cerimônias amorosas do Kama Sutra e do tantra Yoga, os praticantes se alimentavam com uma sopa nutritiva de fruta-pão, para energizar o corpo e fortalecerem a mente cansada pelos combates amorosos. Em Roma, conta-se também  que  nos monumentais banquetes romanos, não podia faltar  a  sopa de fruta-pão, que se apreciava como afrodisíaco.
FONTES:

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/383722/1/DOCUMENTOS41CPATU.PDF

  • http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/27696/1/Com.tec.187.pdf
  • http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58183/1/DOCUMENTOS-41-CPATU.pdf
  • http://pt.wikipédia.org/wiki/?Artocarpus_incisa
  • http://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com.br/2012/03/voce-conhece-fruta-pao.html
  • http://www.sunnet.com.br/Noticias/fruta-pao-O-Alimento-dos-Deuses.html
 
FOTOS:
  • Disponíveis no Google Imagens
  • Edição de Fotos: Site Pic-Monkey
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.