As Características e os Benefícios da Flor Gardênia

A Gardênia é uma flor muito conhecida por sua grande beleza e perfume exalado. Ela possui o nome cientifico de Gardenia Jasminoides e é popularmente conhecida pelos nomes de Gardênia e Jasmim do Cabo. Essa flor é nativa do continente asiático, mais precisamente da China, e que se destaca por suas inúmeras propriedades e utilidades. A Gardênia é uma flor pertencente a família botânica Rubiaceae.

Família Rubiaceae

Essa família botânica se destaca por ser cosmopolita (cultivada por todo o planeta) e por apreciar o clima tropical. Esta família botânica apresenta em torno de 650 diferentes gêneros e 13.000 espécies, sendo considerada uma das maiores famílias de plantas angiospérmicas (que possuem flores) existentes no reino vegetal. Essa família botânica possui botânica possui importância econômica graças a algumas espécies como, por exemplo: o café (uma das bebidas mais consumidas de todo o mundo). O Jenipapo (fruta usada para fabricação de doces, licores e compotas), espécies que disponibilizam madeiras uteis na fabricação de moveis e espécies ornamentais, como a Gardênia, é plantas que possuem propriedades medicinais.

A Gardênia é uma espécie vegetal arbustiva que possui textura semilenhosa. Ela é uma planta de porte médio, com altura que varia de 1,50 metros a 2,00 metros. A Gardênia apresenta ramos eretos, com diversos ramos e folhas de características perenes. Inclusive a própria planta é perene, isto é, apresenta um ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo. As folhas da gardênia são brilhantes e coriáceas (aspecto similar a couro), sendo opostos e apresentando formato oval e cor verde-escura. As flores da gardênia geralmente são de cor branca, de tamanho grande, cerosas e exalam um perfume bastante agradável, sendo uma das principais características desta espécie vegetal. Com o passar do tempo, as flores da gardênia passam a ter uma cor tendendo ao creme e a tons amarelados. Geralmente, a gardênia floresce na primavera e no começo do verão e esta fica florida por um bom periodo. Os frutos da gardênia, que são oriundos das espécies vegetais férteis, possuem a polpa de cor amarela. Dessa polpa pode ser extraído corantes que podem ser usados tanto pelo artesanato, quanto pela indústria, sendo uma das utilidades e benefícios dessa espécie vegetal. A Gardênia é uma espécie vegetal que se multiplica por estaquia dos ramos semilenhosos após a ocorrência da floração da planta.

O Cultivo da Gardênia

A gardênia é uma flor perene que se destaca por exalar uma fragrância muito rica e cheirosa que agrada o olfato das pessoas, e esta qualidade é muito bem aproveitada. Essa flor pode ser cultivada em praticamente todos os tipos de clima (Tropical, Mediterrâneo, Subtropical e Temperado), no entanto ela é uma espécie vegetal que aprecia e floresce de forma mais bonita e abundante quando cultivada em regiões que apresentam o clima temperado, pois ela é uma espécie vegetal que aprecia o cultivo em locais de climas amenos. Apesar disso, a gardênia não tolera a baixa umidade do ar, por isso é necessário cuidado com seu cultivo nessas condições. A gardênia pode ser cultivada de forma isolada, onde muitas vezes é encontrada em pátios e em locais que tem movimentação de pessoas como portas e janelas. Essa espécie vegetal não necessita da realização de podas para adensamento, mas é interessante que sejam feitas podas de limpeza para manter a flor sempre bonita e vistosa. A poda de limpeza ajuda a gardênia a crescer com melhores condições de ventilação e a torna mais resistente a ocorrência de pragas e doenças.

Como dito anteriormente, a gardênia é uma flor de grande beleza e que exala um aroma muito agradável e intenso, o que permite que a planta seja usada para fins paisagísticos e ornamentais. Além disso, a gardênia é uma planta que possui outras diversas propriedades, o que incentiva o cultivo desta bela flor. O seu extraordinário aroma é bastante utilizado pela indústria como fragrância para fabricar perfumes e diversos materiais de limpeza. O seu aroma pode ser explorado de forma rústica, bastando que as pessoa pegue algumas flores e coloque em um jarro que contenha água, dessa maneira a essência de teor intenso e agradável irá se espalhar e conseguirá perfumar o ambiente em que o jarro ou vasilhame tiver sido colocado por alguns dias. O fruto da gardênia apresenta propriedades medicinais, podendo ser explorada por ter propriedades anestésicas, antissépticas, diuréticas, purgantes, sedativas e outras propriedades.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.