As lindas Amarílis – Hippeastrum hybridum.




16 de Maio de 2018 07:44Comentários desativados em As lindas Amarílis – Hippeastrum hybridum.

Nome Popular: Amarílis, Açucena ou flor da Imperatriz

AMARÍLIS

Nome científico: Hippeastrum hybridum.

Família: Amaryllidaceae.

Nomes populares: açucena, amarílis, flor-da-imperatriz.

Etimologia: nome derivado do latim significa frescura, brilho e planta de grandes e belas flores.

Origem: Peru.

Características gerais: planta herbácea, bulbosa. A espécie original H. vittatum, através de hibridações, deu origem aos híbridos holandeses. Sua folhagem é também bastante ornamental, podendo chegar até 40 cm de altura e apresenta inflorescências terminais.

Devido ao melhoramento genético, existem variedades com flores cônicas, grandes, de coloração branca, rosa, laranja, salmão ou vermelha. Existem flores multicolores, rajadas ou manchadas. Há também as variedades anãs, que apresentam flores pequenas ou dobradas.Condições de cultivo: necessita de boa luminosidade, devendo-se evitar o sol direto. Floresce na primavera-verão. É uma planta muito sensível ao frio e não suporta temperaturas abaixo de 5-6°C. A temperatura ótima para cultivo é em torno de 20°C.

Para o cultivo recomendam-se solos leves, arenosos, bem drenado e ricos em matéria orgânica. A irrigação deve ser feita de forma moderada até o aparecimento da haste e das folhas. Aumentar a rega durante o período de floração e suspender quando as folhas murcharem.Propagação: multiplica-se por divisão dos bulbos e micropropagação.

Usos: podem ser usadas em vasos, maciços, bordaduras ou em conjunto com outras espécies.

Curiosidades: os nascidos sob o signo de amarílis (19/10 a 7/11), são pessoas difíceis de lidar e cativar. Poucos conseguem entender a sua natureza.

Na mitologia grega, essa espécie representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.No Brasil, as açucenas são flores muito apreciadas como presente para o Dia das Mães e como flores de enfeite para o período de Natal. Presentear com essas flores pode também, representar a angústia causada pela distância da pessoa amada, a saudade. Está relacionada, ainda, à Santíssima Trindade sendo, para isso, apresentada em um vaso com três flores.Significados: suas flores significam orgulho, ou altivez, elegância e graça.

Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro

Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

Imagem da flor Amarílis - Hippeastrum hybridum.
Com jardineiro

Os comentários estão fechados

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.