Festejos de São Bernardo atrai milhares de pessoas para a cidade de Alcobaça


Festejos de São Bernardo

21 de agosto de 2017 12:15Comentários desativados em Festejos de São Bernardo atrai milhares de pessoas para a cidade de Alcobaça

Com mais de 200 anos de tradição, a tradicional festa de São Bernardo, padroeiro da cidade, foi iniciada pelos pescadores. Com mais de 200 anos de tradição os festejos tiveram inicio dia 10 de agosto e só terminou neste dia 20 com a tradicional procissão do santo pelas ruas da cidade. Durante os dias dos festejos, houve missa todos os dias na Igreja da matriz, celebrada pelo Padre Ronaldo e padres de outras paroquias.

Como sempre acontece, além da festividade religiosa, houve também shows musicais com atrações locais e nacionais. A programação musical começou na sexta feira com apresentação de Sensasamba, Petra e Nildo Rocha. No sábado, Law Lima, Tony Salles do Parangolé e Ciel Rodrigues animaram as mais de 20 mil pessoas que estavam no circuito, o show de Ciel Rodrigues só terminou no alvorecer do domingo.

No domingo, a tradicional missa das 10 horas na catedral atraiu centenas de devotos, da cidade e de municípios vizinhos, como sempre, o prefeito Léo Brito estava presente. A festividade religiosa terminou com a tradicional procissão das 15 horas e a noite ainda teve apresentação musical com Daniel Show, Xelão e Xote Regado.

Para Tony Salles que passou por momentos difíceis devido a uma malária contraída na África, o cantor que fez o segundo show depois de curado, falou da felicidade de estar em Alcobaça na festa do padroeiro e agradeceu a Deus pela cura e ao prefeito Léo Brito pelo convite.

Ciel Rodrigues agradeceu a Léo Brito pela oportunidade de estar em Alcobaça e aproveitou para lançar sua mais nova música de trabalho “Moça do Espelho”. A festa contou com estrutura de palco, iluminação, segurança e atendimento de urgência, administrados pela empresa Tigrão eventos.

Para o prefeito Léo Brito, resgatar os festejos de São Bernardo, foi uma promessa de campanha “a tradição dos festejos de São Bernardo, padroeiro de nossa cidade que começou há mais de 200 anos pelos pescadores não poderia acabar, eu prometi durante a campanha de resgatar essa tradição, estou cumprindo, pois além de manter viva a fé e os costumes culturais de nossa gente, também contribui para atrair o turista e movimentar a economia local e a geração de emprego em nosso município”, enfatizou Léo.

Léo entende que resgatar as festas tradicionais do município é uma forma de atrair para a cidade moradores de outros municípios e outros estados, por isso, este ano a prefeitura já investiu nos festejos de São José, Paixão de Cristo (eventos religiosos), e o carnaval (festa profana) que atraí turistas, gera emprego e renda, movimenta a cidade e movimenta todo o comércio hoteleiro, de negócios, ambulantes e prestadores de serviços.

O prefeito entende que com a crise financeira que o país atravessa, não é fácil administrar a cidade e fazer festas, mais ele reconstruiria  Alcobaça inteira se pudesse, como isso não é possível, ela vai fazendo o possível, e resgatar a cultura do município é uma delas.

Léo falou que para resgatar o turismo em Alcobaça é preciso fazer obras estruturais, e alguns projetos já estão em andamento, a  ciclovia é uma delas. Revitalização da orla, pavimentação asfáltica tanto na sede como nos distritos, construção e readequação de PSFs na sede e nos distrito e melhorias na educação estão entre os projetos do prefeito.

Para o gestor, a maior dificuldade encontrada até agora foi a falta de informação na prefeitura deixada pela administração anterior, mais isso já está quase resolvido e a administração atual começa a entrar nos trilhos. Na educação, foi dado um aumento de 8% a classe, isso é maior que o piso nacional, segundo o prefeito, os funcionários receberam este mês 50% do salário antecipado e a cidade já percebe as mudanças.

O prefeito garantiu que junto com sua equipe já estão planejando o Reveillon e o Carnaval “para que as coisas aconteçam a gente precisa fazer a diferença, vamos trabalhar por todos e para todos, retribuir a confiança em nós depositada com trabalho e desenvolvimento para o nosso município” finalizou Léo Brito.(Neuza Brizola)

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.