Origem e beneficio da PITANGA, a Cereja Brasileira

Origem

A pitangueira é uma árvore nativa da MATA ATLÂNTICA brasileira

A palavra Pitanga tem origem indígena, mais especificamente, Tupi-Guarani. Na língua, pitanga significa vermelho, que é exatamente a coloração da fruta. As folhas da Pitangueira são usadas pelos índios muito antes dos portugueses descobrirem as terras brasileiras. Muita das suas indicações já foram comprovadas por cientistas, inclusive da que as folhas da planta podem ter efeitos antidiarreico, hipotensor, diurético, etc. Estudos ainda não foram realizados sobre algumas características das folhas da Pitangueira: “o extrato da folha tenha efeito sobre algumas doenças infecciosas e que sua ação hipotensora é devido à vasodilatação. Além dos efeitos e indicações já comprovados.” conforme explicam os profissionais da área.

A Pitangueira é uma árvore como outra qualquer, que dá frutos e floresce em algumas épocas do ano. Seu fruto, a pitanga, é bastante conhecida no Brasil e é característica pelo seu gosto doce que o brasileiro adora. A Pitangueira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, assim como a jabuticabeira e outras plantas consideradas de pequeno porte. A pitanga também é bastante comercializada, assim como as folhas da pitangueira que possuem ótimos efeitos contra alguns problemas de saúde. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre essa árvore tipicamente brasileira.

Efeitos Para a Saúde

Como já foi mencionado, as folhas da Pitangueira podem ter muitos efeitos para a saúde humana. Os cientistas, para comprovar tais benefícios, realizaram testes in vitro e in vivo. Confira abaixo.

  • Inibição da replicação do vírus conhecido como Epstein- Barr : Ele é o causador do carcinoma nasofaringial e responsável pela ação dos elagitaninos, eugeniflorina D1 e D2 .
  • diurético
  • antidiarreico: Efeito atinparasitário – Giardia lamblia
  • antiinflamatório, antifúngico e antimicrobiano
  • inibe a xantino oxidase
  • antimalárico e tripanossomicida
  • hipoglicemiante
  •  hipotensor: Pode vir a diminuir a pressão arterial
  • propriedades antioxidantes: Devido aos carotenóides, fenóis e vitamina C presentes na pitanga
  • Pode melhoras febres

A Cereja Brasileira

A Pitanga é o fruto que nasce na Pitangueira e também é conhecida por cereja brasileira. Ela é bem pequenininha mas bastante doce. O fruto é do tipo dupra carnosa e possui uma casca vermelha. Quando está madura, a polpa se torna bastante adocicada. Por isso, a pitanga é tão apreciada não só pelos humanos, mas também por pássaros e outros animais selvagens. Dependendo da região, os frutos ocorrem até o final do verão.

Chá de Pitangueira

 É recomendado que, para algumas doenças, seja feito o chá usando as folhas da Pitangueira. Segundo médicos especialistas: “As infusões (chá) das folhas também são usadas popularmente como adstringente, carminativo, diurético, antireumático, redutor do colesterol sanguíneo e controlador de ácido úrico na urina (Gota). O fruto, pitanga, é popularmente utilizado como antienvelhecimento, anti-manchas, cicatrizante.” O chá também pode trazer efeitos secundários como a Hipotensão em pacientes que têm riscos cardíacos. Segundo especialistas, o chá também pode ter alguns tipos de interações causando o aumento do tempo de sono induzido por fenobarbital. Estudos comprovam que não existe nem uma toxidade no uso das folhas da Pitangueira, mas ainda não se sabe sobre o uso prolongado das mesmas.

Como Preparar o Chá?

Aprenda abaixo como preparar o chá utilizando as folhas de Pitangueira
  • – Ferva a água e despeje-a sobre as folhas de pitanga verde que estarão em uma pequena xícara. Abafe por no máximo 15 minutos. Depois, seu chá estará pronto para ser ingerido.
Lembrando que você também pode usar o fruto natural (Pitanga) para preparar o chá.
Observação: Segundo os profissionais especializados na propriedades terapêuticas das folhas da Pitangueira: “As folhas da pitangueira quando jovens têm coloração avermelhada, deve-se esperar até elas ficarem verdes para que então tenham efeitos terapêuticos.”
Fonte brasilescola
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.