PF investiga participação do prefeito de Alcobaça no esquema de fraudes à licitações descoberto na operação fraternos


Ocorre que entre as empresas investigadas, ainda em sigilo, está pelo menos uma empresa (podem haver outras), a MSE transporte e urbanização Ltda, que pertence ao atual Prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito (PSD), o popular Léo Brito, que utilizava Flávia Moreira de Souza para “aparentemente” gerenciar o negócio junto à prefeitura de Eunápolis no primeiro mandato de Robério Oliveira (PSD) à frente do município, Léo Brito foi considerado braço direito de Robério e venceu diversas licitações no município de Eunápolis em valores milionários.

9 de novembro de 2017 09:32Comentários desativados em PF investiga participação do prefeito de Alcobaça no esquema de fraudes à licitações descoberto na operação fraternos

Mais uma vez, com exclusividade o portal Zero Hora News sai na frente, a nossa equipe de reportagem teve acesso com exclusividade a informação da investigação sigilosa que recai sobre o atual prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito (PSD), o Léo Brito.

Tudo começou na última terça – feira, quando a Polícia Federal (PF) realizou uma operação para afastar os prefeitos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália e cumprir mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva – quando alguém é levado para depor.

As investigações apontam que os prefeitos, Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro; José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis; e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália – que são parentes –, usavam empresas de familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos. Claudia Oliveira é casada com José Robério e irmã de Agnelo Santos. Os três não foram encontrados pela polícia para a condução coercitiva, havendo sido apresentados posteriormente por seus advogados.

Os três prefeitos foram afastados dos cargos por determinação da Justiça por tempo indeterminado. A PF chegou a pedir a prisão deles, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou. Os contratos fraudados, segundo a PF, somam R$ 200 milhões.Ocorre que entre as empresas investigadas, ainda em sigilo, está pelo menos uma empresa (podem haver outras), a MSE transporte e urbanização Ltda, que pertence ao atual Prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito (PSD), o popular Léo Brito, que utilizava Flávia Moreira de Souza para “aparentemente” gerenciar o negócio junto à prefeitura de Eunápolis no primeiro mandato de Robério Oliveira (PSD) à frente do município, Léo Brito foi considerado braço direito de Robério e venceu diversas licitações no município de Eunápolis em valores milionários.

A MSE transporte e urbanização Ltda já foi alvo de investigação e ações judiciais do Ministério Público Federal por contratos fraudulentos no município de Prado/BA.

Há empresa do prefeito Léo Brito também já foi alvo de investigação por parte do Ministério Público Estadual que denunciou a época Léo Brito por fraude em licitações e superfaturamento de obras em Eunápolis bem como representou contra o prefeito e demais envolvidos pela pratica de improbidade administrativa. O que na época foi noticiado pela imprensa.

Vale lembrar que o prefeito de Alcobaça Léo Brito e o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, foram eleitos presidente e vice, respectivamente, da Apes (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia), para o biênio 2017-2018. A entidade reúne prefeitas e prefeitos de 21 cidades da região. Todos os prefeitos investigados pertencem ao Partido Social Democrático – PSD que na Bahia é presidido pelo senador da república, Otto Alencar.

A nossa equipe de reportagem, através de nossa fonte de informação, que será preservada, está buscando mais informações sobre a investigação que corre em segredo.

Tentamos entrar em contato com o prefeito Léo Brito (PSD), más, até o fechamento da matéria não conseguimos, e mais uma vez o portal continua aberto para qualquer esclarecimento do alcaide, se houver.

Link1: https://www.mp.ba.gov.br/area/caodh/noticias/25066

Link2: http://radar64.com/noticia/promotor-de-justica-e-prefeito-trocam-acusacoes_4783.html

Link3: http://www.politicalivre.com.br/2009/03/eunapolis-prefeito-e-alvo-de-acao-civil-publica-por-parte-do-mp/

Link4: http://www.atlanticanews.com.br/noticias/geral/14626/chapa-leo-brito-e-agnelo-santos-vence-eleicao-na-apes-23-01-2017/

Link5: http://www.oparaguacu.com.br/prefeito-roberio-oliveira-e-afastado-do-cargo-pelo-tj-ba/

Link6: http://www.politicalivre.com.br/2008/page/254/?doing_wp_cron=1330469513

Link6: https://www.mpba.mp.br/area/Institucional/noticias/27731

link7: http://bahiaja.com.br/politica/noticia/2010/11/13/prefeito-eunapolis-afastado-cargo-por-determinacao-tribunal-justica,30457,0.html

Link8: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1267290-mp-denuncia-prefeito-e-servidores-de-eunapolis-por-improbidade-administrativa

Link: http://jucurunet.blogspot.com.br/2014/05/mpf-cobra-na-justica-que-wilson-brito.html

Com informações: Vanderlei Filho/Zero Hora News.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.