Prefeito Temoteo consegue com ministro da Saúde, Ricardo Barros mais R$ 8,5 mil para radioterapia






A atual gestão de Teixeira de Freitas está viabilizando o bom funcionamento da saúde. O Hospital Municipal recebeu diversas melhorias, bem como a Unacon, hemodinâmica, centro cirúrgico (com cinco salas funcionando), enfermarias, cozinha (agora, em área anexa ao HMTF para evitar riscos de contaminação), rede elétrica, equipagem do Lacen etc.

O gestor municipal, também, assegurou completamente a renovação do hospital e admitiu novos médicos para os PSFs, que, anteriormente, encontravam-se sem profissionais para atendimento, fazendo com que o fluxo de pacientes da UPA aumentasse bastante, o que foi solucionado e já  está voltando ao normal. Mesmo assim, a Unidade ainda recebe, em média, 300 pacientes por dia.

Apesar dos avanços, a saúde é o setor mais carente e o que mais precisa de ajustes, partindo desse princípio, o prefeito Temóteo Alves de Brito se encontrou com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília, e obteve uma verba federal de cerca de R$ 8,5 milhões para implantação do projeto de radioterapia em Teixeira. A participação do município na iniciativa será construir a estrutura física para comportar os aceleradores lineares, que são de altíssima tecnologia.

 

Hospitais habilitados em oncologia desde 2012 passaram a contar com o serviço de radioterapia implantado pelo SUS e aUnidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Teixeira passará a fazer parte do Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde. Provavelmente, em 2018, os teixeirenses poderão contar com a instalação do serviço.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos empregados no tratamento do câncer.

Fiscalizar Extremo Sul/foco