Prefeito Temóteo opta por sistema de Filas de Espera e mutirões para atender demanda na regulação




14 de junho de 2017 07:57Comentários desativados em Prefeito Temóteo opta por sistema de Filas de Espera e mutirões para atender demanda na regulação

A  Secretaria de Saúde está providenciando dois mutirões para as especialidades mais requisitadas que são a de neurologia e oftalmologia.

As filas no setor de regulação da Saúde do município de Teixeira de Freitas continuam enormes. Apesar do esforço contínuo, a oferta de consultas e exames é muito menor que a procura. Para resolver o problema das filas, a Secretaria de Saúde vai implantar um sistema de Filas de Espera. Através desse sistema o usuário do SUS poderá aguardar em casa.

Para o prefeito Temóteo Brito o novo sistema será importante pois permitirá que as pessoas não enfrentem o desconforto de passarem a noite em filas e ao relento. Mas ele alerta que não adianta somente agendar sem resolver o problema real. Por isso além do sistema agendamento a prefeitura decidiu promover mutirões de atendimento para as especialidades mais sobrecarregadas.

A coordenadora do setor de regulação, Marcilei Casagrande Bertollo confirma e informa que, realmente, apesar do sistema de agendamento ser mais confortável não é suficiente, pois a demanda é grande e a Secretaria não consegue mensurar quantas pessoas, tanto da administração passada como desta administração, estão com exames ou requisições em mãos, necessitadas de atendimento. Por esse motivo, a princípio, a Secretaria de Saúde está providenciando dois mutirões para as especialidades mais requisitadas que são a de neurologia e oftalmologia.

Hoje o município dispõe de 60 atendimentos por mês na área neurológica. Através do mutirão esse número se expandirá para atender 60 por semana, uma média de 300 pessoas por mês, durante três meses.

Na área oftalmológica a meta é que, através do mutirão, 100 atendimentos por semana sejam efetuados, com uma média de 500 atendimentos por mês durante três meses.

Marcilei ainda expõe que os mutirões não vão interferir no atendimento da regulação. Isso quer dizer que além dos atendimentos oferecidos nos mutirões a agenda regular do setor será mantida.

Dois técnicos a partir desta quarta-feira vão para Porto Seguro receber treinamento visando o trabalho de agendamento pelo sistema de Fila de espera. A Secretária espera que esse treinamento contemple também uma forma de dar transparência ao agendamento para evitar ansiedade e especulações.

As datas dos mutirões e do início do sistema de agendamento ainda não foram definidas pois detalhes técnicos e a contratação dos serviços precisam ser providenciados, mas devem acontecer em breve.

Fiscalizar Extremo Sul/ Katia Armini

Tags:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.