Teixeira de Freitas precisa de projeto para uma “Cidade mais arborizada e verde”

O que é bom deve-se copiar:

Trabalho contínuo para deixar a cidade mais arborizada e verde

A Prefeitura de Vitória do ES está deixando a cidade mais arborizada, verde e bonita . Equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória ES atuam, simultaneamente, em diversos pontos com uma programação para execução de serviços de poda de gramado, paisagismo e jardinagem.

Após iniciado o trabalho em um bairro, as equipes só começam um novo roteiro depois que for executado o serviço em andamento.

Paisagismo

Para esta semana, 57 homens farão trabalhos de paisagismo nos bairros Centro, Solon Borges, Jabour, Ilha do Boi, Praia do Canto, Jardim Camburi, Mata da Praia e Bento Ferreira.

Segundo o engenheiro agrônomo da Semmam Guilherme Batitucci, nos serviços de paisagismo da cidade, estão sendo utilizadas várias espécies de gramíneas, como clorofitos, dianela, capim de barba de semente, capim pêlo de urso e moréia, entre outras plantas de floração de pequeno porte, como mini ixora e ixora malvi.

Gramíneas são plantas com folhas semelhantes a lâminas. A maioria tem caule oco e muitas raízes ramificadas. A grama verde encontrada em jardins, os cereais e os bambus pertencem à família das gramíneas.

“Essas plantas são de pequeno porte, embelezam e algumas florescem, como a mini ixora e ixora malvi, e dão um toque diferente e bonito no paisagismo da cidade. Nos jardins da Catedral de Vitória, por exemplo, utilizamos os clorofitos”, destacou Batitucci.

Divulgação Semmam

Poda e paisagismo de árvores

Equipe faz ação paisagística no canteiro da avenida Adalberto Simão Nader(Ampliar imagem)

Divulgação Semmam

Poda e paisagismo de árvores

                                                                           Equipes fazem os serviços de podas de árvores em várias regiões(Ampliar imagem)

Limpeza e reposição de mudas

Serão executados também serviços de limpeza de canteiros, praças e parques, além de reposição de mudas e gramas no Parque Moscoso e nos bairros Maruípe, Jardim Camburi, Ilha do Boi e Praia do Canto.

As equipes também serão responsáveis pelo plantio de mudas de plantas ornamentais de diversas espécies nos bairros Jardim da Penha, Jardim Camburi, Jabou, Joana D’Arc, Bento Ferreira, Centro, Santo Antônio e São Pedro.

“Nossas equipes estão nas ruas cumprindo um planejamento de diariamente atender de três a quatro bairros com os serviços que forem necessários para a região, além daqueles serviços que são solicitados pelo Fala Vitória 156”, destacou o titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain.

Podas

Outras equipes, totalizando 40 homens, estão realizando serviços de podas de árvores nos bairros Jardim da Penha, Jardim Camburi, Jabour, Joana D’Arc, Bento Ferreira, Centro, Santo Antônio e São Pedro.

Árvores

Além dos serviços paisagísticos, a Semmam também atua firme no plantio de novas árvores em diversos pontos, sendo predominante o plantio do ipê rosa, que proporciona muita sombra e embeleza a cidade com o colorido na época da floração.

A meta para 2018 é plantar 6 mil novas árvores em toda a cidade. Para alcançar essa meta, serão utilizados recursos do Fundo Ambiental, que são geridos pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Ao todo, somente na região urbana, já são 32 mil espécies plantadas.

Divulgação Semmam

Poda e paisagismo de árvores

(Ampliar imagem)

Divulgação Semmam

Poda e paisagismo de árvores

Fonte Prefeitura de Vitória Es (http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/trabalho-continuo-para-deixar-a-cidade-mais-arborizada-e-verde-28356)

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.