VOCÊ SABIA QUE A JABUTICABA É UMA FRUTA DE ORIGEM BRASILEIRA?


A jabuticabeira pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e também em vasos, como planta ornamental.

8 de junho de 2018 08:46Comentários desativados em VOCÊ SABIA QUE A JABUTICABA É UMA FRUTA DE ORIGEM BRASILEIRA?

jabuticaba ou jaboticaba é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeirauma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu. Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de GoiásMinas Gerais e São Paulo, no Brasil.

Conhecida há mais de 400 anos, é 100% nativa do nosso país. Mas a beleza de uma jabuticabeira florida e cheia de frutos se estendeu para outras regiões e países sul-americanos. Trata-se de uma árvore de porte médio, podendo chegar até nove metros de altura, dependendo da espécie.

A jabuticabeira pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e também em vasos, como planta ornamental.

Mas, para plantar as sementes e veê-la dar frutos, é preciso ter paciência. Ela leva entre 10 e 15 anos para frutificar!

Está em uma região muito fria ou muito quente? Não tem problema, a jabuticabeira é uma planta extremamente adaptável.

Ela desenvolve-se bem tanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 20ºC (Rio Grande do Sul) quanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 30ºC (Pará). Só não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes.

A pluviosidade mínima requerida é de 1.000mm por ano. O índice ideal é aproximadamente 1.500mm bem distribuídos durante o ano. A umidade relativa do ar deve estar entre 75% a 80%.

Em regiões mais secas, ou períodos de estiagem ela precisa de água extra.

Há necessidade de irrigação diária para mantê-la saudável, mas em excesso também pode ser prejudicial ao desenvolvimento.

O pomar deve ser protegido de ventos dominantes, com a utilização de quebra-ventos. A jabuticabeira gosta de luz plena, a luminosidade ideal é de 2.000 horas/luz por ano.

De agosto a setembro e de janeiro a fevereiro podemos colher as jabuticabas, sempre adocicadas e saborosas. A frutificação é abundante, cobrindo o tronco, os galhos e, ocasionalmente, até as raízes descobertas.

A safra, mesmo abundante, dura pouco. Mas a jabuticabeira tem uma grande longevidade: Demora para dar os primeiros frutos e quando começa não para mais! Quanto mais velha, melhor e mais produtiva fica.

Floresce duas vezes ao ano, de julho a agosto e de novembro a dezembro, ganhando função ornamental com a beleza das flores brancas que surgem diretamente do caule.(wikipedia)

 

Os comentários estão fechados

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.